O Museu

O Museu de Porcelana de Petrópolis reúne um acervo com 1800 peças de porcelana dos sécs. XIX e XX. A grande maioria são de origem Alemã, mas também temos de fábricas italianas, dinamarquesas, francesas e de outros países da Europa. O acervo é de um só colecionador que levou quase 20 anos reunindo todas as peças que eram adquiridas através de leilões, antiquários e viagens internacionais.

O estilo artístico das peças é de influência de dois movimentos artísticos. “Art. Nouveau”, que foi um movimento artístico que surgiu na Bélgica no século XIX com influência no barroco e rococó francês onde predominava a exuberância decorativa, formas ondulantes e elegantes. “Art. Déco’, que foi o estilo artístico de maior influência nas peças do museu, estilo que teve origem na Europa no começo do séc. XX. A Art Déco foi um estilo de caráter decorativo, visto na época como ultramoderno e de alto luxo. Na porcelana sua principal característica era o uso da figura feminina e figura de animais retratados de forma fiel prezando sempre movimentos circulares e linhas estilizadas com formas simples sem precisar seguir um padrão.

Grande parte das peças exibidas é de fabricação de marcas de renome como Rosenthal fundado por Philip Rosenthal em 1879, Hustchenreuther de 1814, Kar Ens de 1899 e Meissen que foi a primeira fábrica de porcelana da Europa fundada em 1710.

Além das obras carregadas de história, muitas delas trazidas ao Brasil por imigrantes europeus, no início do século XX, outro atrativo para o visitante é o casarão em que o Museu está instalado, que pertenceu à família de Marechal Rondon. O imóvel é tombado e mantém todas as características históricas.

O Museu de Porcelana fica no Centro Histórico de Petrópolis, ao lado do Relógio das Flores, próximo aos principais pontos turísticos da cidade como o Museu Casa de Santos Dumont.

Para saber mais venha nos visitar! 

Send this to a friend